3º ANO D - FÍSICA

RESOLUÇÃO LISTAS EXERCÍCIO
LISTA 1
1)  (PUC-MG) - Uma bússola pode ajudar uma pessoa a se orientar devido à existência,  no planeta Terra, de:
a) um mineral chamado magnetita.    b) ondas eletromagnéticas.     c) um campo polar. d) um campo magnético.

2)  (Cesgranrio-RJ) Uma barra imantada, apoiada numa                       
Superfície perfeitamente lisa e horizontal, é  dividida                    
habilidosamente em três pedaços (A, B e C).  Se   a                                    
parte B é cuidadosamente retirada, então A e C:

a)      se aproximam.   B) oscilam.    C) se desmagnetizam.       D)se afastam.     E) permanecem em repouso.

3) Há teorias que afirmam que aves migratórias, em suas viagens anuais, orientam-se através do campo magnético terrestre. Que tipo de dispositivos orgânicos essas aves deveriam possuir para que isso fosse possível?
Alguns cientistas estudam magnetocepção, que é a capacidade que um animal tem de perceber campos magnéticos, da mesma maneira que os olhos registram a luz e os ouvidos reconhecem os sons. Em algumas bactérias, como a Aquaspirillum magnetotacticum, já foram identificados cristais de magnetita que servem para orientar seus movimentos como se fossem microscópicas bússolas orgânicas. Essa teoria, porém, está mais longe de ser comprovada quando se trata de seres mais evoluídos.
A principal dúvida é se o magnetismo teria algum papel na migração de animais. “Existem dados comportamentais que sugerem um sistema sensorial sensível ao magnetismo, mas seu funcionamento ainda é pouco conhecido”, diz José Carlos de Freitas, diretor do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo. Alguns pesquisadores discordam, sustentando que o campo magnético terrestre seria muito fraco para ser detectado por animais. “Para voar, as aves precisam se orientar, mas não há ainda a comprovação de que usem o campo magnético”, diz Ronald Ranvaud, fisiologista do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

4) (FURG/RS) - Um fio condutor retilíneo e muito longo é percorrido por uma corrente elétrica constante, que cria um campo magnético em torno do fio. Podemos afirmar que esse campo magnético:
a) tem o mesmo sentido da corrente elétrica.  b) é uniforme.  c) é paralelo ao fio.              d) aponta para o fio.
e) diminui à medida que a distância em relação ao condutor aumenta
5) (Unifor/CE/Janeiro) - Um ímã, com certeza, NÃO atrai:
a) uma arruela de ferro.    b) um prego.         c) uma lâmina de barbear.     d) uma panela de ferro.
e) uma caneca de alumínio.
6) (Uni-Rio/RJ) - Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta, a respeito de fenômenos eletromagnéticos.
a) É possível isolar os pólos de um imã.
b) Imantar um corpo é fornecer elétrons a um de seus pólos e prótons ao outro.
c) Ao redor de qualquer carga elétrica, existe um campo elétrico e um campo magnético.
d) Cargas elétricas em movimento geram um campo magnético.
e) As propriedades magnéticas de um imã de aço aumentam com a temperatura.
LISTA 2
1.    A quais fatores é possível atribuir o fato de a Terra poder ser considerada um grande ímã?
Ao material metálico que há em seu núcleo e às correntes elétricas ali existentes.

2.    Diferente da Terra, já se sabe que não há campo magnético na Lua. Caso seja necessário uma pessoa se orientar com a bússola na superfície lunar, obterá êxito?
Não. Não haverá posição de equilíbrio para a agulha magnética. Se não houvesse atrito entre a agulha e o eixo da bússola, ela permaneceria girando ao redor do eixo indefinidamente.

3.    Como se pode constatar a existência de um campo magnético em uma região do espaço?
Colocando no espaço suspeito, um pequeno corpo metálico (magnetizável) pendurado por uma linha por exemplo. Se neste local existir um campo magnético, o corpo sofrerá força magnética se deslocará. 

4.    Como se determinam a direção e o sentido do vetor indução magnética (B)?
Para se determinar a direção do vetor v em um ponto do campo, deve-se colocar nesse ponto uma agulha magnética que definirá a direção de B. Já o sentido, será indicado pelo polo norte da agulha magnética, isso porque as agulhas tendem a se manter alinhadas com o campo magnético da região em que estão.

5.    O que são linhas de indução? Como ela é orientada?
Chama-se linha de indução a uma linha que em todos os pontos é tangente ao vetor indução.



6.    O que você entende por substância diamagnética?
São substâncias que quando expostas ao campo magnético de um ímã, por exemplo, são repelidas por ele (o bismuto, o cobre, a prata, o chumbo, etc). 

7.    O que você entende por ímã elementar?
Ímã elementar é o campo magnético de um átomo, análogo ao de uma espira circular. É explicado classicamente pelo movimento orbital dos elétrons e seu respectivo spin.

8.    O que são substâncias paramagnéticas? Cite exemplos?
São substâncias que, quando expostas ao campo magnético de um ímã, por exemplo, são atraídas por ele. Nesse caso, o campo induzido possui a mesma orientação do campo indutor. São materiais paramagnéticos: o alumínio, o magnésio, o sulfato de cobre, etc. Esses materiais são fracamente atraídos pelos ímãs.

9.    O que é um eletroímã? Cite exemplos de eletroímãs e sua utilidade
É um dispositivo que utiliza corrente elétrica para gerar um campo magnético, semelhantes àqueles encontrados nos ímãs naturais. É geralmente construído aplicando-se um fio elétrico espiralado ao redor de um núcleo de ferro, aço, níquel ou cobalto ou algum material ferromagnético.
Eletroímãs são usados em diversos aparelhos, como motores, faróis de carro, campainhas e discos-rígidos. Nos autofalantes, são usados dois ímãs: um permanente e um eletroímã, que é ligado e desligado na frequência adequada, indo para frente e para trás, como um pistão, fazendo o cone vibrar e produzir o som. Eletroímãs mais poderosos são utilizados para separar o lixo em ferros-velhos, ou nos portos para colocar contêineres em navios.
Vantagens do Eletroímã:
a) só exerce ação magnética enquanto circula corrente elétrica;
b) sua imantação pode ser aumentada ou diminuída facilmente, basta aumentar ou diminuir a intensidade da corrente elétrica;
c) sua polaridade pode ser facilmente invertida, basta inverter o sentido da corrente elétrica.
LISTA 3
1)      Faça uma representação das linhas de indução num CONDUTOR RETILÍNEO percorrido por corrente elétrica.




        
2)      Faça uma representação das linhas de indução numa ESPIRA CIRCULAR percorrido por corrente elétrica.


  


  3)      Faça uma representação das linhas de indução numa SOLENÓIDE percorrido por corrente elétrica.

 4)      Ao colocar uma carga elétrica q num campo magnético uniforme, a carga descreve um movimento. Descreva em condições:
a)      a trajetória dessa carga será RETILÍNEA e o movimento  UNIFORME.
Quando  e B são paralelos (formando 0° ou 180º), a força magnética é nula (F =qvBsen 0), logo, a carga não esta submetida à ação de outra força.

b)      a trajetória dessa carga será CIRCULAR   e o movimento UNIFORME.
Quando e B são perpendiculares, (formando 90°), a força resultante que age na carga tem módulo constante e direção perpendicular ao vetor velocidade, o que caracteriza um movimento circular.

c)      a trajetória dessa carga será HÉLICE CILÍNDRICA e o movimento HELICOIDAL E UNIFORME.
Quando o ângulo entre  e B é agudo, a componente perpendicular de v ao campo B causa o MCU e a compontente de  v paralela ao campo B causa o MRU caracterizando assim o movimento helicoidal.
d)      
5)      (Mack-SP) Qual dos grupos abaixo pode ser classificado como de substâncias ferromagnéticas?
a)      Ag, Ni                  b) Ni, Co                    c) Fe, Cu         d) Au, Pb        e) Al, Co

6)      O que é aurora boreal e aurora austral?
Ambas referem-se a um fenômeno óptico, caracterizado por um brilho nos céus noturnos das zonas polares, perdurando por minutos ou horas esta luminescência. Quando ocorre no polo Norte, chamamos de aurora boreal; quando no polo Sul, aurora austral.








Acesse os links abaixo e comente de acordo com o roteiro entregue na aula.
GERAÇÃO DE ENERGIA
SALA DE CINEMA
FIQUE SABENDO!

Inicialmente responda à pergunta: O que podemos fazer para reduzir o consumo de energia na escola?



Será que realmente o Brasil tem capacidade de gerar energia elétrica de tantas outras formas através do vento, do calor da terra, do sol e outros?

Qual é o órgão público que fiscaliza as empresas que distribuem energia elétrica para as residências?


Se o Brasil conseguir gerar mais energia elétrica, ainda será necessário modificar os hábitos de consumo?

45 comentários:

  1. Sou Natanael Bonifácio e gostei muito do blog pois ele, é muito interativo e ensina um pouco a mas no conhecimento do ramo da fisíca...

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    1. Obrigado, Natanael e equipe. Aguardo mais contribuições de vocês para enriquecê-lo mais. Abraço!

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    3. Este comentário foi removido pelo autor.

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    4. Se colocar em prática , ao invês de fazer tantos projetos que não levam a nada.o Brasil Tem capacidade de gerar além do vento existem diversas maneiras de gerar enérgia, mas isso so poderá acontecer se investir e não colocar em movimento esse projeto nada vai ir pra frente...

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    5. Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.

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    6. Sim pois que gasta muita enérgia
      perde muito e quem muito economiza melhor sera a vida.

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    7. Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.

      fonte: http://moodle.stoa.usp.br/file.php/1465/teoria/fornecimento_energia_eletrica.pdf

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. Ao sair do banheiro, não deixar a luz ligada.
      Reaproveitamento da luz solar, tocando algumas telhas pelas de vidros.

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    2. Desligar os ventiladores quando não estiver utilizando,usar lâmpadas fluorescentes para obter uma melhor economia de energia,abrir as janelas para ter uma iluminação e ventilação....

      alunos: DAVID N. RAMOS , FLAVIANO DE M. XAVIER

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    3. É isso aí! Continue contribuindo.

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  3. O que podemos fazer para reduzir o consumo de energia na escola?

    Substituir as lâmpadas de elevado consumo por lâmpadas economizadoras;
    Instalar energias renováveis no edifício da escola;
    Utilizar o mais possível a luz natural e desligar a luz quando esta não está sendo necessária;
    Desligue o ar-condicionado uma hora antes de sair;
    Para as cozinheiras; Antes de começarem a cozinhar, retirá todos os ingredientes da geladeira.

    Economizando energia ajudamos planeta !

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  4. Podemos economizar energia diminuindo os gastos de enegia sem precisão desligando aparelhos que nao estejam sendo usado ,através também de energia solares!!!

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    1. Muito bem! Você conhece na sua comunidade pessoas que utilizam energias renováveis como as que vocês mencionaram?

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    2. Na fazenda do meu tio ultiliza energia solar!!

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  5. Eu acho que o brasil tem capacidade de gerar energia de todos os tipos de forma!!

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  6. Sim . se naum modificar habitos de consumo , teremos um grande gasto de consumo sem precisão!!

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  7. A Agência Nacional de
    Energia Elétrica (ANEEL)
    com sede e foro no Distrito
    Federal, com a finalidade de
    regular e fiscalizar a
    produção, transmissão e
    comercialização de energia
    elétrica, em conformidade
    com as Políticas e Diretrizes
    do Governo Federal.

    Alunos: Flaviano, David

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  8. Sim, se o Brasil consegui produzir mais energia elétrica ainda temos que mudar nossos hábito de consumo,
    mas sera que a população esta preparada para deixa de mão o seu bem estar ou os seus hábitos para economizar energia? mas se comprarmos aparelhos com taxas de consumo baixas e autorizada,lâmpadas fluorescentes ou de led e entre outros métodos iríamos diminuir o consumo de energia.

    Alunos: Flaviano; David

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    1. Boa pergunta, rapazes! Essa mudança de hábitos realmente é um grande desafio! Quanto à aquisição de dispositivos que consumam menos, acho que é uma alternativa boa. Existe alguma desvantagem?

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    2. Sim, custa caro,mas tem uma durabilidade melhor.Ou seja,vale apena,pois além de economizar energia,dura mais tempo...


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  9. Sim, o Brasil pode ter outras fontes de energia limpa.Mas o que está faltando é investimentos nessa área mesmo assim A energia eólica no Brasil passou por
    um período de lento crescimento,
    porém, os projetos contratados nos
    últimos três anos deverão
    quintuplicar a capacidade instalada.
    É a tecnologia limpa que mais tem
    crescido na última década, trazendo
    benefícios ambientais e sociais para
    diversos países. Nosso trabalho
    buscou quantificar a geração de
    empregos diretos e indiretos pela
    energia eólica no país. Até 2020,
    serão gerados 195 mil empregos, e
    70% desses são diretos, a maioria na
    construção civil, com grande
    potencial para a criação de
    empregos em localidades rurais.
    Assim, a energia eólica deverá
    contribuir decisivamente para o
    desenvolvimento sustentável do país.

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    1. Qual foi a fonte da sua pesquisa? Preciso que a identifique!

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    2. Abaixo o link da pesquisa!



      www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142013000100008

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    3. Gostaria de ver a opinião do grupo em relação à pesquisa que vocês publicaram! Quais os aspectos positivos e negativos relacionados à fonte de energia limpa citada por vocês.

      Os outros grupos também podem comentar...

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    4. Ao contrario do que dizem, a energia
      eolica tem grande eficiencia, ou seja,
      gera bastante energia, mais que a
      solar.
      Pontos Positivos: Energia Limpa, Sem
      nescessidade de muita manutenção,
      Energia auto-suficiente, nao
      nescessita de ngm administrar ou
      operar para gerar energia.
      Pontos Negativos: Custo
      relativamente alto para instalaçao,
      instalaçao de dificil acesso,
      Implantação mais eficiente em alto
      mar por motivos de ventos,
      nescessidade de areas com massas
      de ar forte. e tecnologia alta. apesar
      de parecer uma helice comum, eh
      feita de fibra de carbono e o seu
      eixo rotativo quase nao gera atrito,
      justamente para aproveitar toda
      força do vento para geraçao de
      energia sem desperdicio em força
      mecanica.
      Outro ponto negativo: Presisa de muita área...

      Ass: DAVID, FLAVIANO

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  10. Ass: David N. Ramos ; Flaviano de M. Xavier

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  11. *O que podemos fazer para reduzir o consumo de energia na escola? *

    Podemos reduzir o
    uso de energia elétrica na escola
    utilizando eletrodomésticos como
    baixo consumo de energia; aproveitar
    a luz solar; ascender lâmpadas só
    quando necessário...
    Alunas:Aline Luz, Bruna Lima,
    Elisângela Sena, Layra Santos, Sheila
    Andrade

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  12. *Será que realmente o Brasil tem
    capacidade de gerar energia elétrica
    de tantas outras formas através do
    vento, do calor da terra, do sol e
    outros?*
    Desde que começou a ser
    mencionado, o uso de energia eólica
    ou solar sempre foi julgado pelo
    custo. Sim, isso tem relevância, na
    verdade uma imensa relevância visto
    que não vale a pena implementar um
    sistema com custo beneficio
    duvidoso. Porém já não cabe como
    argumento contra, ou pelo menos não
    como um argumento final.
    Essa é apenas uma forma de criar um
    impacto inicial negativo sobre a
    idéia. Se analisarmos mais
    profundamente, podemos ver que
    hoje, apesar do custo inicial
    considerado elevado, a energia solar
    já é uma opção favorável. O retorno
    do investimento acontece em até 4
    anos.
    Após suprir essa preocupação,
    obtendo seu dinheiro investido de
    volta, o consumidor pode desfrutar
    dos benefícios, sentindo o resultado
    diretamente no seu bolso. Além da
    economia, o sistema significa redução
    de impactos ambientais com
    hidrelétricas, além de menos gás
    carbônico na atmosfera, já que cada
    aquecedor solar evita a emissão de 1
    tonelada de CO2 por ano.
    Alunas:Aline Luz, Bruna Lima,
    Elisângela Sena, Layra Santos, Sheila
    Andrade

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Fonte da pesquisa :

      http://­
      energiainteligenteufjf.com/calouro-
      web-2-0/calouro-web-2-0-1o-semestre-
      de-2012/as-energias-solar-e-eolica-
      sao-alternativas-viaveis-para-o-brasil/

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    3. *Qual é o órgão público que fiscaliza
      as empresas que distribuem energia
      elétrica para as residências?*
      A ANEEL - Agência Nacional de
      Energia Elétrica é uma autarquia sob
      regime especial (Agência Reguladora),
      vinculada ao Ministério das Minas e
      Energia, com sede e foro no Distrito
      Federal, com a finalidade de regular e
      fiscalizar a produção, transmissão e
      comercialização de energia elétrica,
      em conformidade com as Políticas e
      Diretrizes do Governo Federal.
      A ANEEL foi criada em 1996, pela Lei
      nº 9.427, de 26 de dezembro de 1996,
      durante o primeiro mandato do
      Presidente Fernando Henrique
      Cardoso.

      Fonte de pesquisa: http://­
      br.answers.yahoo.com/question/­
      index?qid=20081127123325AANKnyO


      Alunas:Aline Luz, Bruna Lima,
      Elisângela Sena, Layra Santos, Sheila
      Andrade 

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  13. *Se o Brasil conseguir gerar mais
    energia elétrica, ainda será necessário
    modificar os hábitos de consumo?*
    A humanidade já consome 30% mais
    recursos naturais do que a
    capacidade de renovação da Terra. Se
    não houver uma mudança nos
    padrões de consumo e produção, em
    menos de 50 anos serão necessários
    dois planetas Terra para atender
    nossas necessidades de água, energia
    e alimentos. Não é preciso dizer que
    esta situação certamente ameaçará a
    vida no planeta, inclusive a da
    própria humanidade. As escolhas de
    consumo, que são parte importante
    do problema, certamente também são
    parte fundamental da solução.
    Todo consumo causa impacto
    (positivo ou negativo) na economia,
    nas relações sociais, na natureza e
    em cada indivíduo. Ao ter consciência
    desses impactos, o consumidor pode
    buscar maximizar os impactos
    positivos e minimizar os negativos,
    exercendo o seu poder de consumo
    para construir um mundo melhor.
    Consumo Consciente é um consumo
    com consciência de seu impacto e
    voltado à sustentabilidade da vida no
    planeta.


    Fonte de pesquisa:
    http://www.hp.com/latam/br/­
    consumoconsciente/energia.html

    Alunas:Aline Luz, Bruna Lima,
    Elisângela Sena, Layra Santos, Sheila
    Andrade 

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  14. Para reduzir o consumo de energia na unidade escola precisamos inicialmente da colaboração dos corpos docente e discente; cada um contribuindo no seu setor , não ligando as luzes nas horas desnecessárias, nos dias frios manter os ventiladores desligados, carregar seus celulares em casa e nao no colégio. O corpo docente pode também optar por o uso de lâmpadas florescentes , as quais gastam menos energia, reduzir aulas que utilizem o computador e optar por aulas praticas .. Entre outras medidas, que podemos nos reunir e planejá-las .
    Daniela Souza , Karine Lima , Andrey Ribeiro , Bruno Sousa e Eliú Campos .

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  15. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)
    com a finalidade de regular e fiscalizar a produção, transmissão e comercialização de energia elétrica, em conformidade com as Políticas e Diretrizes do Governo Federal.
    A ANEEL foi criada em 1996, pela Lei nº 9.427, de 26 de dezembro de 1996, durante o primeiro mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso.

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  16. O consumo residencial de energia elétrica é bastante influenciado por hábitos
    inadequados e pela correta utilização dos eletrodomésticos. Economizar energia
    elétrica não é só importante do ponto de vista ambiental: é bom, sobretudo, para o
    bolso de todos! A nossa principal intenção com este software é mostrar a você e a seus
    alunos que com algumas mudanças nos hábitos cotidianos podemos contribuir muito
    para o melhor desenvolvimento ambiental, social e econômico da nossa cidade e,
    consequentemente, do nosso país. Nossa conta de luz pode revelar, além do consumo
    mensal de energia elétrica, algo sobre nós mesmos. O aprendizado em questão é a
    conscientização em meio ao uso de nossas criações – dos homens – atrelada ao
    conhecimento da Física e das demais áreas, além da compreensão do consumo
    elétrico dos aparelhos e a descoberta dos maiores “vilões” de consumo.

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  17. Com certeza, mesmo que o Brasil consiga produzir mais energia elétrica ainda temos que mudar nossos hábitos de consumo elétrico.
    Sempre devemos lembrar que nossas fontes não são inesgotáveis, e para mantê-las devemos reduzir seu uso.
    Portanto, cumpre observar sempre o produto mais econômico em relação ao gasto de energia e impacto ambiental.

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    1. Legal a contribuição de vocês! Útil para a nossa reflexão diária.

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