3º ANO C - FÍSICA

RESOLUÇÃO LISTAS EXERCÍCIO
LISTA 1
1)  (PUC-MG) - Uma bússola pode ajudar uma pessoa a se orientar devido à existência,  no planeta Terra, de:
a) um mineral chamado magnetita.    b) ondas eletromagnéticas.     c) um campo polar. d) um campo magnético.

2)  (Cesgranrio-RJ) Uma barra imantada, apoiada numa
Superfície perfeitamente lisa e horizontal, é  dividida
habilidosamente em três pedaços (A, B e C).  Se   a
parte B é cuidadosamente retirada, então A e C:
a)      se aproximam.   B) oscilam.    C) se desmagnetizam.       D)se afastam.     E) permanecem em repouso.

3) Há teorias que afirmam que aves migratórias, em suas viagens anuais, orientam-se através do campo magnético terrestre. Que tipo de dispositivos orgânicos essas aves deveriam possuir para que isso fosse possível?
Alguns cientistas estudam magnetocepção, que é a capacidade que um animal tem de perceber campos magnéticos, da mesma maneira que os olhos registram a luz e os ouvidos reconhecem os sons. Em algumas bactérias, como a Aquaspirillum magnetotacticum, já foram identificados cristais de magnetita que servem para orientar seus movimentos como se fossem microscópicas bússolas orgânicas. Essa teoria, porém, está mais longe de ser comprovada quando se trata de seres mais evoluídos.
A principal dúvida é se o magnetismo teria algum papel na migração de animais. “Existem dados comportamentais que sugerem um sistema sensorial sensível ao magnetismo, mas seu funcionamento ainda é pouco conhecido”, diz José Carlos de Freitas, diretor do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo. Alguns pesquisadores discordam, sustentando que o campo magnético terrestre seria muito fraco para ser detectado por animais. “Para voar, as aves precisam se orientar, mas não há ainda a comprovação de que usem o campo magnético”, diz Ronald Ranvaud, fisiologista do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

4) (FURG/RS) - Um fio condutor retilíneo e muito longo é percorrido por uma corrente elétrica constante, que cria um campo magnético em torno do fio. Podemos afirmar que esse campo magnético:
a) tem o mesmo sentido da corrente elétrica.  b) é uniforme.  c) é paralelo ao fio.              d) aponta para o fio.
e) diminui à medida que a distância em relação ao condutor aumenta
5) (Unifor/CE/Janeiro) - Um ímã, com certeza, NÃO atrai:
a) uma arruela de ferro.    b) um prego.         c) uma lâmina de barbear.     d) uma panela de ferro.
e) uma caneca de alumínio.
6) (Uni-Rio/RJ) - Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta, a respeito de fenômenos eletromagnéticos.
a) É possível isolar os pólos de um imã.
b) Imantar um corpo é fornecer elétrons a um de seus pólos e prótons ao outro.
c) Ao redor de qualquer carga elétrica, existe um campo elétrico e um campo magnético.
d) Cargas elétricas em movimento geram um campo magnético.
e) As propriedades magnéticas de um imã de aço aumentam com a temperatura.
LISTA 2
1.    A quais fatores é possível atribuir o fato de a Terra poder ser considerada um grande ímã?
Ao material metálico que há em seu núcleo e às correntes elétricas ali existentes.

2.    Diferente da Terra, já se sabe que não há campo magnético na Lua. Caso seja necessário uma pessoa se orientar com a bússola na superfície lunar, obterá êxito?
Não. Não haverá posição de equilíbrio para a agulha magnética. Se não houvesse atrito entre a agulha e o eixo da bússola, ela permaneceria girando ao redor do eixo indefinidamente.

3.    Como se pode constatar a existência de um campo magnético em uma região do espaço?
Colocando no espaço suspeito, um pequeno corpo metálico (magnetizável) pendurado por uma linha por exemplo. Se neste local existir um campo magnético, o corpo sofrerá força magnética se deslocará. 

4.    Como se determinam a direção e o sentido do vetor indução magnética (B)?
Para se determinar a direção do vetor v em um ponto do campo, deve-se colocar nesse ponto uma agulha magnética que definirá a direção de B. Já o sentido, será indicado pelo polo norte da agulha magnética, isso porque as agulhas tendem a se manter alinhadas com o campo magnético da região em que estão.

5.    O que são linhas de indução? Como ela é orientada?
Chama-se linha de indução a uma linha que em todos os pontos é tangente ao vetor indução.



6.    O que você entende por substância diamagnética?
São substâncias que quando expostas ao campo magnético de um ímã, por exemplo, são repelidas por ele (o bismuto, o cobre, a prata, o chumbo, etc). 

7.    O que você entende por ímã elementar?
Ímã elementar é o campo magnético de um átomo, análogo ao de uma espira circular. É explicado classicamente pelo movimento orbital dos elétrons e seu respectivo spin.

8.    O que são substâncias paramagnéticas? Cite exemplos?
São substâncias que, quando expostas ao campo magnético de um ímã, por exemplo, são atraídas por ele. Nesse caso, o campo induzido possui a mesma orientação do campo indutor. São materiais paramagnéticos: o alumínio, o magnésio, o sulfato de cobre, etc. Esses materiais são fracamente atraídos pelos ímãs.

9.    O que é um eletroímã? Cite exemplos de eletroímãs e sua utilidade
É um dispositivo que utiliza corrente elétrica para gerar um campo magnético, semelhantes àqueles encontrados nos ímãs naturais. É geralmente construído aplicando-se um fio elétrico espiralado ao redor de um núcleo de ferro, aço, níquel ou cobalto ou algum material ferromagnético.
Eletroímãs são usados em diversos aparelhos, como motores, faróis de carro, campainhas e discos-rígidos. Nos autofalantes, são usados dois ímãs: um permanente e um eletroímã, que é ligado e desligado na frequência adequada, indo para frente e para trás, como um pistão, fazendo o cone vibrar e produzir o som. Eletroímãs mais poderosos são utilizados para separar o lixo em ferros-velhos, ou nos portos para colocar contêineres em navios.
Vantagens do Eletroímã:
a) só exerce ação magnética enquanto circula corrente elétrica;
b) sua imantação pode ser aumentada ou diminuída facilmente, basta aumentar ou diminuir a intensidade da corrente elétrica;
c) sua polaridade pode ser facilmente invertida, basta inverter o sentido da corrente elétrica.
LISTA 3
1)      Faça uma representação das linhas de indução num CONDUTOR RETILÍNEO percorrido por corrente elétrica.




        
2)      Faça uma representação das linhas de indução numa ESPIRA CIRCULAR percorrido por corrente elétrica.


  


  3)      Faça uma representação das linhas de indução numa SOLENÓIDE percorrido por corrente elétrica.

 4)      Ao colocar uma carga elétrica q num campo magnético uniforme, a carga descreve um movimento. Descreva em condições:
a)      a trajetória dessa carga será RETILÍNEA e o movimento  UNIFORME.
Quando  e B são paralelos (formando 0° ou 180º), a força magnética é nula (F =qvBsen 0), logo, a carga não esta submetida à ação de outra força.

b)      a trajetória dessa carga será CIRCULAR   e o movimento UNIFORME.
Quando e B são perpendiculares, (formando 90°), a força resultante que age na carga tem módulo constante e direção perpendicular ao vetor velocidade, o que caracteriza um movimento circular.

c)      a trajetória dessa carga será HÉLICE CILÍNDRICA e o movimento HELICOIDAL E UNIFORME.
Quando o ângulo entre  e B é agudo, a componente perpendicular de v ao campo B causa o MCU e a compontente de  v paralela ao campo B causa o MRU caracterizando assim o movimento helicoidal.
d)      
5)      (Mack-SP) Qual dos grupos abaixo pode ser classificado como de substâncias ferromagnéticas?
a)      Ag, Ni                  b) Ni, Co                    c) Fe, Cu         d) Au, Pb        e) Al, Co

6)      O que é aurora boreal e aurora austral?
Ambas referem-se a um fenômeno óptico, caracterizado por um brilho nos céus noturnos das zonas polares, perdurando por minutos ou horas esta luminescência. Quando ocorre no polo Norte, chamamos de aurora boreal; quando no polo Sul, aurora austral.









Acesse os links abaixo e comente de acordo com o roteiro entregue na aula.
GERAÇÃO DE ENERGIA
SALA DE CINEMA
FIQUE SABENDO!
Inicialmente responda à pergunta: O que podemos fazer para reduzir o consumo de energia na escola? 

Será que realmente o Brasil tem capacidade de gerar energia elétrica de tantas outras formas através do vento, do calor da terra, do sol e outros?
Qual é o órgão público que fiscaliza as empresas que distribuem energia elétrica para as residências?
Se o Brasil conseguir gerar mais energia elétrica, ainda será necessário modificar os hábitos de consumo?

29 comentários:

  1. reduzir aparelhos elétronicos na sala da diretora! pois em outros lugares não tem consumo ecessivo de energia.

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    1. Sugiro rever o comentário. O grupo pode tentar conhecer melhor a funcionalidade do ambiente citado, ver a rotina da gestora no seu local de trabalho para depois emitir um opinião sobre o tema... Será que não existem em outros ambientes gastos excessivos mesmo? Olhe no seu dia-a-dia em sala... nos corredores... etc.

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    2. Não abra a porta sem necessidade ou por tempo prolongado;
      • Arrume os alimentos de forma que se perca menos tempo para encontrá-los, e deixe espaços entre eles;
      • Não guarde alimentos e líquidos ainda quentes ou em recipientes sem tampa;
      • Não forre as prateleiras da geladeira com vidros ou plásticos, pois isto dificulta a circulação interna do ar;
      • Faça o degelo periodicamente, conforme as instruções do manual, para evitar que se forme camada de gelo com mais de meio centímetro de espessura.
      • No inverno, a temperatura interna do refrigerador não precisa ser tão baixa quanto no verão. Regule o termostato.
      • Conserve limpas as serpentinas que se encontram na parte de trás do aparelho, e não as utilize para secar panos, roupas etc.;
      usar placa solar.
      fica a dica!!!!!!!!!!

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    3. Recomendo citar a fonte: qual o site ou revista, etc, onde você fez pesquisa?

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  2. - O que podemos fazer na nossa escola para reduzir o desperdício de energia ?
    No colégio não tem um grande consumo de energia, pois não há muitos recursos para que haja um consumo excessivo, da parte dos alunos.

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    1. Entendi a colocação do grupo. Mas, será que não é possível melhorar a partir de pequenos detalhes? Fica a reflexão. Aguardo a contribuição de vocês.

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  3. Nao ligar as luzes em horarios inadequados, reduzir o consumo de energia dos funcionarios, pois assim estaremos ajudando o colegio ha reduzir os gastos.

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    1. Muito legal, Ivonice e equipe! Aguardo mais considerações sobre o tema!

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. O que podemos fazer na nossa escola para reduzir o desperdício de energia ?
    evitar acender qualquer lampada durante ao dia , acostumando-se á usar mas á iluminação natural .
    mantendo o ar condicionado sempre , desligado quando você estiver fora do ambiente por muito tempo
    Evitar deixar o televisor ligado sem necessidade

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    1. Muito bem, Alan e equipe! E os demais colegas, o que acham da resposta do Alan? O que mais sugerem? Continuem colaborando!

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  6. Alguém sabe quanto a escola paga de energia mensalmente? Que tal consultar? Acho que será interessante!

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  7. 1 questao: Oos alunos devem se concientizar que so pq e um colegio estadual, as luzes e os ventiladores devem ficar ligados. Devemos mantelos em funcionamento somente quando estivermos em sala de aula !!! afinal nos que pagamos atraves dos impostos.

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  8. sim..segundo o site: http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/outras-fontes-energia/.
    através de: Energia Solar,Energia Eólica,Energia Hídrica,Hidrogênio Combustível.
    o petróleo. obs.:uma das nossas maiores riquezas brasileira.

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  9. 2 Questao: atraves de palestras que mostrem o gasto desnecessario de energia, e q ensinem maneiras simples de poupar energia como: nao deixar a tomada da tv conctada, nao deixar as lampadas ligadas durante o dia etc...

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  10. sim. pq é ai q o cnsumo aumentera,e terá q assim q buscar mais recursos para uma boa utilização d energia. fica a dicaaaa!!!!!!!!!!!! ;)

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  11. apague as lâmpadas quando os cômodos estiverem vazios e prefira lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares, que consomem menos energia e duram mais. Também evite acender as lâmpadas no horário em que há luz naturais. fontehttp://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL64518-9356,00.html

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  12. simBiodiesel
    Proveniente da biomassa (aproveitamento dos vegetais, entre eles a soja, o girassol, mamona, algodão, amendoim, etc.), o "diesel natural", como também é chamado, é considerado um combustível de queima limpa e pode ser usado para alimentar motores ou com a finalidade de geração de energia eléctrica (bioelectricidade).

    Magnetismo
    O fenómeno da indução magnética foi primeiro estudado pelo americano Joseph Henry, em 1830 e pelo inglês Michael Faraday, em 1831.
    Actualmente com a evolução (simples) já existem motores que funcionam só com campos magnéticos.
    fonte: http://enalternativas.no.sapo.pt/

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    1. Está coerente, Cristina e equipe. O 2º parágrafo ficou meio que solto... sem ligação com o parágrafo anterior.
      Obs.: Copiar e colar é permitido, no entanto, procurem sempre acrescentar alguma experiência que você já tenha visto, fazer um breve comentário do que você leu...

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  13. agencia nacional energia eletrica (aneel)

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  14. sim.
    pq mesmo assim tendo aalem d q precisamos,devemos economizar,para reduzir os gastos no final do mes.

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    1. Valeu! Colocar as respostas pessoais revelam o crescimento do grupo. Podem continuar contribuindo.

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  15. 1°=R-sim pois o Brasil tem investido alto energia dos ventos, como decorrência do movimento das massas de ar. A energia dos ventos é uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares. capacidade instalada no Brasil é de 20,3 MW, com turbinas eólicas de médio e grande portes conectadas à rede elétrica. Além disso, existem dezenas de turbinas eólicas de pequeno porte funcionando em locais isolados da rede convencional para aplicações diversas - bombeamento, carregamento de baterias, telecomunicações e eletrificação rural.
    A energia elétrica pode ser gerada através de fontes renováveis de energia (a força das águas e dos ventos, o sol e a biomassa), ou não renováveis (combustíveis fósseis e nucleares).

    No Brasil, devido ao grande número de rios, a eletricidade é produzida (mais de 90%) por geração hidrelétrica mas é gerada também em termelétricas que utilizam a fissão nuclear, carvão mineral e óleo combustível.

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  16. 2°=R-SIN - Sistema Interligado Nacional, ONS- Operador Nacional do Sistema Elétrico http://www.ons.org.br/conheca_sistema/o_que_e_sin.aspx

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  17. Este comentário foi removido pelo autor.

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  18. Conversa iniciada hoje
    Anynha Neves
    22:32
    Anynha Neves
    1 – O que podemos fazer na nossa escola para reduzir o desperdício de energia?
    TELEVISÃO • Desligue o televisor quando ninguém estiver utilizando;
    LÂMPADAS Dê preferência a lâmpadas fluorescentes, além de consumir menos energia, elas duram dez vezes mais.
    AR-CONDICIONADO • Mantenha janelas e portas fechadas quando o aparelho estiver funcionando; • Desligue o aparelho quando o ambiente ficar desocupado;
    2_como podemos conscientizar ao menos a comunidade que esta em torno da nossa escola?
    3 _ qual o consumo de energia de um computador?
    O consumo de um computador novo com impressora, establizador e caixas acústicas fica em cerca de 180w.
    4- Será que realmente o Brasil tem capacidade de gerar energia elétrica de tantas outras formas do vedo calor da terra, do sol e outros?
    Apesar da energia das hodroelétricas ter pouca ação de impacto contra a natureza, a a solar e a eólica tem a produção de energia mais limpa que em relação as hidorelétricas com as provoca alguns danos ambientais com a construção das barragens, o Brasil precisa investir na produção de energias alternativas, como a solar e a eólica
    5- qual é o órgão publico que fiscaliza as empresas que distribuem energia elétrica para as residências?
    agencia nacional de energia elétrica (ANEEL)
    6-qual a diferença entre resistência elétrica e potencia elétrica?
    A intensidade de corrente elétrica é o fluxo de elétrons que passam por um determinado condutor por unidade de tempo. Resistencia é uma consequência do fluxo de elétrons, fluxo o qual que foi causado por uma ddp(U), que é a diferença de potencial elétrico (trabalho realizado por cada carga em um deslocamento) entre dois pontos.
    7-como é feito o cálculo de consumo de energia de uma residência?
    Todo equipamento elétrico possui uma potência apresentada em Watts cujo símbolo é W. Normalmente esta informação vem estampada no produto ou na embalagem.
    Exemplos: lâmpada incandescente = 100 W, chuveiro = 3.600 W, geladeira = 200 W, etc
    Para calcular o consumo de um equipamento multiplique sua potência pelo tempo de funcionamento em horas. Ex. um chuveiro funciona 2 horas por dia logo seu consumo é 3.600 W x 2 horas = 7.200 Wh/dia
    Aqui temos que fazer uma pequena conta que é transformar Wh (Watts hora) em kW (quilo Watts hora)
    É só dividir o valor encontrado por 1000. Similar a 1 km que é 1000 metros ou 1 kg que é 1000 gramas.
    No nosso exemplo, o chuveiro consome 7.200 Wh/dia = 7,2 kW/dia
    Desta forma, para calcular o consumo de energia elétrica por mês é só utilizar a expressão:
    Consumo = Potência do aparelho em Watts x horas de funcionamento por mês
    1.000
    Agora vamos dar um exemplo com 2 equipamentos:
    • 2 lâmpadas de 100 W funcionando 8 horas por dia pelo período de 1 mês (30 dias)
    Consumo = 2 x 100 W x 8 horas/dia x 30 dias
    1.000
    Consumo = 48 kWh/mês
    • 1 computador de 150 W funcionando 10 horas por dia durante 1 mês (30 dias)
    Consumo = 1 x 150 W x 10 horas/dia x 30 dias
    1.000
    Consumo = 45 kWh/mês
    Consumo total destes equipamentos= 48 + 45 = 93 kWh/mês
    Este cálculo deve ser feito para todos os equipamentos elétricos porque o medidor de energia elétrica vai medir, durante um determinado período, em média 30 dias, o consumo de TODOS os aparelhos.
    8-o que é efeito joule?
    A libertação de energia , como calor ,num condutor metálico , devido á passagem da corrente elétrica , disigna-se por efeito térmico da corrente elétrica.
    Anynha Neves
    22:32
    Anynha Neves
    alunas : Carolina Barreto e Joseane Neves
    turma C

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